setembro 06, 2012

Postura Sentada: A Grande Vilã

Cada vez mais a postura sentada vem sendo incorporada ao nosso dia-a-dia. Permanecemos sentados em boa parte do dia, durante o trabalho, as refeições, ao assistir televisão, na sala de aula, ao andar em veículos automotivos e agora até nas filas dos bancos.

Durante a maior parte do tempo que permanecemos sentados, não temos preocupação com a postura adotada, muitas das vezes até por ter mobiliário inadequado. A postura adequada, ou ergonomicamente correta, é aquela que gera menor desconforto e gasto energético, protegendo assim todas as estruturas de seu corpo de lesões.

Quando não observada a boa postura, a posição sentada pode ocasionar muito desconforto, inclusive lesões sérias na estrutura da coluna. As principais consequências da manutenção da postura sentada por tempo prolongado em posição não ergonômica são: cervicalgia, cervicobraquialgia, dores e formigamentos nos braços e lombalgias, que podem resultar em absenteísmo e redução da capacidade de trabalho.

Os desconfortos na coluna vertebral podem ser agravados quando senta-se sem apoio na região lombar. A pressão no disco intervertebral e maior quando o indivíduo senta-se sem apoio lombar do que quando ele está de pé, devendo-se evitar essa postura. Quando há aumento da pressão intervertebral podem ocorrer problemas tais quais degeneração discal ou mesmo a hérnia de disco.

Dicas de como diminuir o desconforto na postura sentada:

  • Os pés devem estar sempre apoiados no chão, com o joelho formando um ângulo de 90 graus. Se isso não for possível deve-se optar por um suporte para os pés.  
  • Não manter as pernas cruzadas, pois esta postura compromete a circulação sanguínea.
  • O apoio do braço é extremanente importante, e deve ser colocado na mesma altura da mesa, para que evite tensão muscular desnecessária, auxiliando, inclusive o levantar.
  • Mantenha sempre o contato das costas com o encosto da cadeira.
  • A organização do ambiente de trabalho é muito importante. Não coloque objetos embaixo da mesa que o impeçam de chegar a cadeira mais próxima da mesa e deixe os objetos mais utilizados posicionados ao alcance das mãos, de forma que não precise de flexionar o tronco para aumentar a área de alcance.
  • E sempre que possível, faça uma pausa em seu trabalho e levante-se. Se possível movimente-se um pouco nesse período.
Como sentar-se na cadeira: 

Como senta-se ao dirigir:

Sua coluna agradece!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário